terça-feira, 24 de junho de 2008

E05 - Como funciona a rede.

a) Em linhas gerais, como funciona uma rede de computadores? O que é um cliente o que é um servidor?

A Internet é uma rede mundial de computadores que utilizam um protocolo de rede padrão, o TCP/IP.
Uma rede de computadores é um conjunto de dois ou mais computadores onde a partir de um meio de comunicação épossível a troca de informações entre eles. Para ser capaz de comunicar em uma rede, um computador deve ser capaz de acessar ummeio de comunicação comum a todos e trocar informações utilizando o mesmo protocolo de comunicações das outras máquinas.
Cliente é cada computador conectado à rede e servidor é um computador que gerencia uma rede, aplicando restrições, controles de acesso, compartilhamento de arquivos, impressoras, programas, etc.



b) Qual a diferença de uma rede local (LAN) e uma rede remota (WAN)?

LAN - (Local Area Network ) são redes utilizadas na interconexão de computadores com a finalidade de troca de dados. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo). Ex: Lan House ou Cyber Café.
WAN - (Wide Area Network) é uma Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente.


c) Como funciona um website (ou sítio na Internet). Que tipo de rede ele utiliza como é a relação cliente-servidor neste caso?

"Site" é o nome que se deu para uma página na Internet onde usuários (internautas) podem visualizar informações (fotos, textos, animações, vídeos entre outras coisas) . É uma abreviação do termo em inglês "Web Site", que, em tradução livre para o português, é algo como "lugar na rede".
Cada website possui sua URL, que significa Uniform Resource Location, traduzindo, local uniforme do recurso.O website utiliza a rede do tipo WAN.


d) O que significam as siglas: TCP/IP, FTP e HTTP e qual a sua relação com as redes e com os sites da Internet?

Para que dois ou mais computadores comuniquem-se entre si, é preciso que se utilize um mesmo protocolo de conversação, assim como num congresso internacional pessoas de vários países devem definir qual linguagem vão utilizar para se comunicaram, esta linguagem deve ser de compreensão de todos. Na Internet, o protocolo padrão utilizado pelas máquinas é oTCP/IP, que teve origem na década de 70 e em 1983 tornou-se um padrão de fato, com o surgimento da Internet.

O TCP/IP define uma pilha de camadas de comunicação, cada uma com um protocolo próprio. Mas a camada que mais interessa aos usuários é a camada de aplicação, onde milhares de pessoas ao redor do planeta utilizam o protocolo HTTP para navegar em páginas e mais páginas HTML.

FTP: Protocolo usado para a transferência de arquivos. Sempre que você transporta um programa de um computador na Internet para o seu, você está utilizando este protocolo. Muitos programas de navegação, como o Netscape e o Explorer, permitem que você faça FTP diretamente deles, sem precisar de um outro programa.

HTTP: O HyperText Transfer Protocol/ Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) é um protocolo de aplicação responsável pelo tratamento de pedidos/respostas entre cliente e servidor na World Wide Web.Ele surgiu da necessidade de distribuir informações pela Internet e para que essa distribuição fosse possível foi necessário criar uma forma padronizada de comunicação entre os clientes e os servidores da Web e entendida por todos os computadores ligados à Internet."


e) Para que servem as tecnologias ASP e PHP na criação de websites para Internet?

ASP é uma linguagem de programação que funciona em servidores que usam Windows.
PhP é uma linguagem de programação concorrente, que funciona em servidores que usam Linux.
O ASP e o PhP são linguagens dinâmicas, que permitem a criação de recursos avançados. Cada uma destas linguagens tem suas características, mas o resultado final de ambas é idêntico, cabendo a uma equipe de programação capacitada extrair da linguagem escolhida os melhores resultados.No Brasil e no mundo há milhares de empresas que usam as duas linguagens em seus sites.
Alguns exemplos de sites que utilizam essas tecnologias são lojas virtuais, portais de notícia, blogs, etc.


f) O que é o Adobe Flash e quais são as suas utilizações mais comuns na criação de websites?

Adobe flash é um programa para desenvolver recursos multimídia para sites onde se pode fazer: animações, players de vídeo e música, como por exemplo o youtube, jogos.Um site pode ser feito totalmente em flash porem não é recomendável já que hoje a otimização para sites de busca é essencial.


g) O que é P2P? Como funcionam os programas e as redes P2P? Dê exemplos.

O P2P ou Peer-to-Peer é uma tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtual, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros. Geralmente, uma rede Peer-to-Peer (P2P) é constituída por computadores ou outros tipos de unidades de processamento que não possuem um papel fixo de cliente ou servidor, pelo contrário, costumam ser considerados de igual nível e assumem o papel de cliente ou de servidor dependendo da transação sendo iniciada ou recebida de um outro peer da mesma rede.
Os nós da rede Peer-to-Peer podem diferir em termos de configuração local, capacidade de processamento, capacidade de armazenamento, largura de banda, entre outras características particulares. O primeiro uso da expressão Peer-to-Peer foi em 1984, com o desenvolvimento do projeto Advanced Peer-to-Peer Networking Architecture na IBM.O termo é utilizado em diferentes tecnologias que adotam um modelo conceitual "par-a-par", tal como o protocolo NNTP (para Usenet News), SMTP (para envio de e-mail), e sistemas de troca de mensagens instantâneas (ICQ, MSN).
Após o Napster, dezenas de outras aplicações Peer-to-Peer foram lançadas: Ares, LimeWire, iMesh, WinMX, AudioGalaxy, Kazaa, Gnutella, Freenet, Shareaza, eDonkey, eMule, aMule, Bearshare, ANts P2P, entre outros

Nenhum comentário: