terça-feira, 24 de junho de 2008

e04 Comunidades Virtuais

1.Quais são as características básicas de uma comunidade segundo um de seus principais teóricos: Ferndinand Tonnies?

O conceito de comunidade normalmente é usado para descrever um conjunto de pessoas em uma determinada área geográfica. Também inclui a idéia de que esse conjunto possui uma estrutura social. Isto é, existe algum tipo de relacionamento entre as pessoas. Além disso, pode existir um espírito compartilhado entre os membros da comunidade e um sentimento de pertencer ao grupo.O sociólogo alemão Ferdinand Tonnies criou uma dicotomia para descrever dois tipos de organização social: gemeinschaft (ou comunidade) e gesellschaft (ou associação). O primeiro conceito descreve uma sociedade tradicional, de cultura homôgenea, onde os indivíduos tem relacionamentos interpessoais e valorizam as relações sociais. Já o segundo conceito caracterizado pela sociedade urbana industrializada, descreve o conjunto de indivíduos com relações impessoais, distantes, individualizadas e que usam as relações socias como meios para um fim.

2. Existem vários tipos de comunidades no mundo material. Quais são elas?

Para o sociólogo alemão Ferdinand Tonnies, as comunidades materiais são de laços consangüineos (parentesco), coabitação territorial (vizinhança) e afinidade espiritual (amizade).

3. Quais são as semelhanças existentes entre uma comunidade tradicional e uma comunidade virtual? O que as diferencia?

Semelhanças:

- O lugar que antes era a vizinhança, limitado ao espaço geográfico, em uma comunidade virtual é o ciberespaço.
- A idéia já levantada na definição tradicional de assuntos de interesse comum continua existindo.
- Um dos elementos base para a existência de uma comunidade continua o mesmo: pessoas se relacionando, trocando informações, se comunicando,porém em uma comunidade virtual isto é feito através de computadores.

Diferenças: Nas comunidades virtuais, o processo de formação do laço de afinidade social sofre uma espécie de inversão. Se, na vida real, estamos acostumados a encontrar fisicamente as pessoas, conhecê-las pouco a pouco, identificando, à medida que se aprofunda o conhecimento, áreas de interesse comum e interagindo em função delas, nas comunidades virtuais o processo se inverte: interagimos primeiro em função de interesses comuns previamente determinados, conhecemos as pessoas e, só então conhecemos fisicamente essas pessoas.

4. Que recursos baseados em hipertexto as comunidades virtuais costumam apresentar?

Nas comunidades virtuais os visitantes podem visitar páginas de seu interesse e também fazer comentários, o que caracteriza uma forma de hipertexto.

Fontes:

http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/9428.pdf


http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/comunidades_virtuais.pdf




Nenhum comentário: